Só depois de reservar sua viagem de cruzeiro é que a ficha cai: não tem mais volta. Mas, ao mesmo tempo que bate aquela ansiedade, a felicidade também é um dos sentimentos que tomam conta neste momento. Afinal, não estamos falando de uma aventura qualquer, não é mesmo?
Entre os tantos preparativos para uma viagem de cruzeiro, a que mais gera dúvida nos viajantes, é o que levar na mala. Por mais que você já tenha consultado todos os sites e assistido a tutoriais em busca de uma resposta, certamente ainda não deve ter encontrado tudo o que precisa. Mas calma, nada de entrar em pânico, porque foi pensando justamente nisso que trouxemos esse conteúdo para você!
Nossa equipe listou as mais valiosas dicas sobre como montar e o que não pode ficar de fora da sua bagagem. Então, te aconselhamos a prestar bastante atenção nos detalhes e anotar cada tópico antes de preparar a sua. Vamos lá?
Antes de tudo, quanto de bagagem é permitido levar?
Bom, caso suas férias não incluam trajetos de avião, você poderá transportar uma segunda mala além da bagagem de mão. Se este não for o caso e você tiver que viajar de avião até a cidade de embarque, não esqueça de consultar sua companhia aérea sobre as regras, ok?
Agora, para embarque nos cruzeiros com duração entre 9 e 14 dias, é permitido levar duas bagagens adicionais por passageiro. Em contrapartida, se o cruzeiro durar mais de duas semanas, este número aumentará para três bagagens adicionais por pessoa.
De um modo geral, assim como acontece com as bagagens de mão, não há “limite” para as despachadas. Mas, lembre-se: quanto mais malas, menos espaço na cabine.
Geralmente, as companhias marítimas pedem que o número máximo de bagagem em cada cabine não exceda 8 malas entre todos os passageiros na mesma cabine, com um limite total de 100 kg.
Passo a passo de como arrumar as malas para uma viagem de cruzeiro
#1 A escolha da mala
Talvez este tópico inicial já seja familiar para muitos, mas de qualquer maneira, é bem importante destacarmos. Além dos pontos de atenção clássicos, como tipo de material, espaço interno, quantidade de divisórias e travas de segurança, é preciso conferir se o tamanho é ideal para você! Obviamente que isso varia de acordo com o perfil de cada passageiro, no entanto, você precisa levar em consideração os dias que passará fora de casa.
Aqui, a nossa dica é apostar em malas que sejam de tecido expansível, caso você faça parte do grupo que se pudesse levar a casa inteira, levaria. Do contrário, se você é do time que acredita que o menos é mais, as de material mais rígido caem perfeitamente.
#2 Confira o clima predominante dos destinos
Já separou a mala ideal? Ótimo, agora é hora de checar o clima das cidades que o navio vai passar!
Supomos que a sua viagem de cruzeiro seja na primavera/verão europeu. A rota é pelo Mediterrâneo, então, o sol e a maresia esperam por você. Roupas leves são essenciais para curtir a praia. Já se a intenção é viajar durante o outono/inverno europeu, as estações mais frias do ano, agasalhos e jaquetas não podem faltar.
Agora, se a ideia é aproveitar o Verão nas Américas, saiba que em direção à linha do Equador, calor é o que não falta. Caribe se encaixa aqui, por exemplo. Ah, e não podemos esquecer das rotas nacionais pelo Nordeste, em que a roupa de banho é indispensável na mala.
#3 Itens que não podem faltar
Está com a caneta em mãos? Se sim, aqui vai a seleção de itens que não podem faltar na sua mala para uma viagem de cruzeiro. Ah, e sempre levando em consideração o seu roteiro, ok? Apenas adapte às suas necessidades.
- Roupas e sapatos confortáveis;
- Casacos meia-estação;
- Chinelo com solado antiderrapante;
- Pijamas;
- Roupas íntimas;
- Trajes e saídas de banho;
- Itens de higiene pessoal;
- Protetor solar;
- Boné e/ou chapéu;
- Óculos de sol;
- Adaptador universal para tomadas;
- Remédios de uso diário;
- Traje mais social caso o seu navio tenha a noite do comandante.
Além disso, a bordo do navio são promovidas muitas festas temáticas. Portanto, caso você queira ir “a caráter”, solicite a lista de programação antecipadamente, assim já entra no clima!
#4 Itens que você não precisa levar
Assim que você garantir a sua cabine, alguns itens já serão disponibilizados. Ou seja, não há necessidade de levar! Olha só:
- Toalhas de banho;
- Roupas de cama;
- sabonetes;
- Shampoo;
- Condicionador;
- Secador de cabelo.
#5 Itens proibidos numa viagem de cruzeiro
- Armas de fogo, munições e substâncias explosivas/tóxicas;
- Objetos cortantes, fogos de artifício e gás;
- Alimentos e bebidas [exceto alimentos para crianças pequenas];
- Animais de estimação [exceto cães-guia];
- Eletrodomésticos, como ferros, cafeteira, chaleira e secador de cabelo.
Essa é uma lista resumida, mas não deixe de conferir todos eles no site da sua companhia marítima. Afinal, ninguém quer ser barrado no embarque por um deslize, né?
#6 Dicas para economizar espaço na mala
- Seja criativo: Separe seus looks de acordo com os dias da sua viagem. Faça combinações inteligentes e aposte em peças versáteis;
- Reduza o tamanho dos seus acessórios além de facilitar o transporte, sobra muito mais espaço para suas roupas! Ah… e caso você faça questão de levar de perfume, shampoo e/ou condicionador, coloque em mini embalagens;
- Não usa em casa? Não leve para viagem: Aquela roupa esquecida há tempos no guarda-roupa, ou aquele calçado que você amava, mas já não usa mais, deixe-os em casa. Se você não usou nos últimos meses ou anos, certamente não será na viagem que você usará;
- Casacos na mão: Você pode carregar seus casacos na mão sem ter que pagar nada a mais por isso. Então, aproveite!
Pronto, agora é só colocar a mão na massa!
Com essas dicas, sua viagem de cruzeiro será, no mínimo, incrível. Pode apostar! E se ainda não você teve a experiência de se aventurar em alto-mar, que tal escolhermos juntos um roteiro?
Nossa equipe está de prontidão para te ajudar a realizar esse sonho de viagem. Fale conosco.