Em viagens de cruzeiro, é muito comum os viajantes sentirem enjoos. Mas esse é um problema que pode ser facilmente resolvido quando há cuidado, para não atrapalhar em nada na viagem.
Porém, você já se perguntou por que apenas algumas pessoas sentem náuseas em cruzeiros? Isso acontece porque elas possuem o labirinto mais sensível. Ele faz parte de um conjunto de órgãos que controla o nosso equilíbrio e percepção de posição do corpo.
Sendo assim, quando as pessoas têm o seu equilíbrio afetado por conta da tontura, podem ter a afecção chamada de “cinetose” ou “mal do movimento” – doença causada pela movimentação durante as viagens, que pode ser tanto em alto-mar, quanto em ônibus e automóveis.
Pensando nisso, no blog te hoje viemos te mostrar um pouco mais sobre os enjoos e como você pode evitá-los em sua próxima viagem de cruzeiro. Então, sente-se em um lugar confortável e tenha uma boa leitura!
O que é a cinetose e como ela acontece?
A cinetose é a incompatibilidade que ocorre entre o movimento que uma pessoa enxerga e a sensação percebida pelos ouvidos, em específico o aparelho vestibular – grupo de órgãos que está situado na área interna do ouvido, sendo responsável pelo equilíbrio do corpo.
Ou seja, a cinetose ocorre quando o organismo recebe estímulos de várias áreas. Enquanto os olhos estão vendo coisas calmas e estáticas, o corpo consegue sentir o balanço do mar. Portanto, com esses estímulos opostos, o cérebro fica confuso, oque causa uma sensação ruim.
Esse mal-estar pode durar algumas horas e até três dias após a viagem parar. Entretanto, existem algumas situações em que as pessoas se sentem assim por semanas e até mesmo anos.
As causas da doença não são totalmente desconhecidas, já que podem estar ligadas a doenças otoneurológicas. Qualquer um pode ser afetado pela cinetose, mas a condição é mais frequente em mulheres, crianças e pessoas com enxaqueca. Por isso, é fundamental buscar uma avaliação médica.
Mas quais são os principais sintomas?
- Náuseas;
- Vômitos;
- Tontura;
- Palidez;
- Sudorese;
- Fraqueza;
- Palpitações;
- Dor de cabeça.
Já o diagnóstico, normalmente, é feito pelo médico otoneurologista ou otorrinolaringologista, para avaliar o histórico clínico do paciente e solicitar os exames otoneurológicos. Os testes mais indicados são a videonistagmografia e o vídeo teste de impulso cefálico, que identificam se há ou não alguma função vestibular comprometida.
Quando há alguma doença otoneurológica associada à cinetose, o paciente será direcionado ao tratamento adequado à condição. Nos demais casos, é tratado com medicamentos e também pela reabilitação vestibular – que envolve exercícios repetitivos para ajudar o sistema a se habituar aos estímulos.
Mas como evitar enjoos em um cruzeiro?
Para quem vai viajar de cruzeiro e deseja evitar esse quadro, existem alguns exercícios simples que podem ser realizados antes de embarcar, como mover os olhos enquanto a cabeça está parada ou a cabeça enquanto os olhos estão em um ponto fixo.
Ainda, quando você estiver viajando busque por lugares mais no centro e no alto, pois é ali onde a embarcação balança menos e assim conseguirá os evitar.
A outra dica é evitar lugares cheios e tumultuados, com pouca circulação do ar ou até mesmo que tenham cheiros muito fortes. Já que ambientes assim podem desencadear enjoos, causando mais desconforto em todos os sentidos.
Um fator importante a ser analisado também antes de uma viagem é a alimentação, pois ela pode interferir nos sintomas da afecção. Bebidas alcoólicas e alguns alimentos gordurosos pioram os sintomas. Desta forma, quando for viajar é recomendado seguir uma dieta leve no dia anterior.
Sem contar que existem várias formas de prevenir essa patologia, até mesmo por medicamentos adesivos, que são anti-náuseas, não agridem o tubo digestivo ou o fígado e agem cerebralmente, evitando o surgimento da cinetose.
Além disso, não leia e nem use o celular ou notebook. E, se possível, fique próximo ao ar-condicionado durante a jornada.
Quer saber mais?
Entre em contato conosco e saiba como ter uma viagem de cruzeiro tranquila. Nós da Multi Travel somos especialistas em criar roteiros personalizados e proporcionar memórias inesquecíveis para você ter a melhor experiência de viagem.
E não esqueça de enviar o conteúdo para alguém que precisa saber dessas dicas antes de embarcar em uma viagem de cruzeiro, ok?