Viajar de cruzeiro marítimo é tudo de bom e muitas pessoas sonham em fazer!
Mas se o passageiro não se atentar aos detalhes e às pequenas burocracias de cada viagem, ela pode dar mais dor de cabeça do que atender aos seus desejos, sabia?
Por isso, a Multi Travel te apresenta os protocolos de viagem que todos devem seguir ao escolher a Costa Cruzeiros como a companhia marítima para desbravar a costa, seja aqui na América do Sul ou em países do Mediterrâneo. Vamos lá?
Antes do embarque
Todos imediatamente pensam em apresentar toda a documentação no embarque, não é mesmo? E, apesar de elas serem as protagonistas mesmo de todo o processo, saiba que os protocolos se iniciam muito antes.
O primeiro passo para começar o processo de embarque no cruzeiro se passa 10 dias anteriores a ele, por meio do web check-in. Todos os hóspedes devem acessar o site MyCosta para dar início em seu check-in e preencher o formulário de declaração de saúde da Costa Cruzeiros.
Para o acesso ser completo, cada hóspede deve preencher o formulário com seu nome e sobrenome (mas atente-se a não usar caracteres especiais, como acentos e cedilhas), além do número da reserva.
Este processo é obrigatório, pois sem ele não será emitido o bilhete de embarque, essencial para, como o próprio nome dá a entender, embarcar no cruzeiro Costa. Da mesma forma, todos os hóspedes da cabine devem preencher este formulário, e não apenas o titular dela.
No caso de reservas de viagens feitas com agências de viagem, o e-mail cadastrado e informado na reserva deve ser o mesmo do formulário, ou seja, deve ser o do hóspede, mesmo que seja uma viagem em grupo.
Atente-se também à Declaração de Saúde e responda tudo com sinceridade. As perguntas costumam mudar a depender do destino da viagem e o número de noites no roteiro.
Caso as informações inseridas não estejam adequadas, o web check-in é bloqueado. Quando isso ocorre, você deve entrar em contato com a Central de Reservas ou com a agência de viagens escolhida por você.
Durante o embarque
Antes de mais nada, a Costa Cruzeiros recomenda fortemente que o viajante contrate um seguro-viagem com cobertura contra casos de Covid-19. Apresentem um comprovante dele no embarque.
Tudo isso para se proteger e se guardar de eventuais despesas médicas e hospitalares, custos com quarentena e possível regresso sanitário. E já afirma que o hóspede está ciente de que a confirmação de um teste positivo para o vírus SARS-CoV-2, define motivo de isolamento e possível desembarque antecipado.
Neste caso, todas as despesas ocorridas após desembarque serão arcadas pelo hóspede ou sua seguradora. Além disso, não haverá reembolso do valor pago pelo pacote de férias.
O passageiro pode, inclusive, contratar um seguro-viagem pela Costa em parceria com a Universal Assistance ou por conta própria através de outra seguradora de sua preferência. Tudo fica a critério do viajante, a Costa Cruzeiros garante sua autonomia nesse processo.
Todos os hóspedes de idades inferiores a 3 anos são isentos de apresentar o comprovante de vacinação e o teste do tipo Antígeno, RT-PCR/Lamp negativo. Para esses casos, basta apresentar o seguro-viagem contratado pelos seus responsáveis.
Para viagens de minicruzeiros
Em caso de viagens de minicruzeiros (aquelas de até 5 noites) é obrigatória a apresentação de um teste negativo de Covid-19 realizado em até 24 horas antes do embarque em hóspedes com mais de três anos.
Caso prefira, o passageiro pode apresentar comprovantes de vacinação de esquema vacinal completo, com vacinas aprovadas pela OMS.
Para viagens de cruzeiro regulares
Nestes casos, é obrigatória a apresentação de um teste negativo feito em até 24 horas antes do embarque para todos os hóspedes com mais de 3 anos de idade. Em todos os casos, você deve fornecer os documentos e entregá-los no check-in.
Outros detalhes que exigem atenção
Caso o passageiro já possua reserva em viagem de cruzeiro e opte pela contratação do seguro-viagem em parceria com a Assistance Universal, ele deve acessar o site da seguradora ou entrar em contato com sua agência de viagens.
Dessa forma, seu agente mesmo irá atrás de contratar o seguro-viagem por você. Caso o hóspede teste positivo para Covid-19, ele não precisa se desesperar. A Costa Cruzeiro fornece um voucher com crédito, com o mesmo valor pago na viagem para uma viagem futura de cruzeiro. Portanto, você pode fazer o tratamento e isolamento com tranquilidade, pois sua viagem está garantida!
Durante o cruzeiro, o uso de máscara não é obrigatório, mas caso o hóspede se sinta confortável usando, não há problemas.
Que tal viajar a bordo de um cruzeiro da Costa?
Entre em contato com as lojas Multi Travel e faça já sua cotação para aproveitar ao máximo suas próximas viagens e férias de verão!