Comida à vontade, atrativos 10/10, vários destinos numa viagem só, ambientes luxuosos e com um ótimo custo-benefício: essa são algumas vantagens de uma viagem de cruzeiro.
Por outro lado, para quem nunca embarcou numa aventura como essa, temos certeza que a cabeça está cheia de dúvidas neste momento. Afinal, é uma experiência que foge das viagens comuns, não é?
A primeira viagem de cruzeiro, ao mesmo tempo que é emocionante, também pode ser um pouco intimidadora se você não estiver preparado. Mas não se preocupe, porque isso é completamente normal, já que tudo é muito novo.
Por isso, hoje vamos te ajudar a dar aquele “start” no planejamento, para que a sua navegação em alto-mar seja, no mínimo, perfeita. Está preparado? Vamos lá!
Defina o destino
Opções não faltam, afinal, são diversos cruzeiros que navegam pela costa brasileira e também em mares estrangeiros. Mas qual é o melhor destino para uma primeira vez?
Escolher o destino impacta diretamente na experiência da viagem, não só o lugar em si, mas o clima e época do ano. Além disso, caso você não esteja viajando sozinho, não esqueça de optar por um roteiro que agrade todos os integrantes e que tenha opções de lazer e diversão para todos as pessoas do grupo.
Na hora de selecioná-lo, você também tem a chance de economizar, escolhendo alguns menos badalados ou em épocas com menos movimento e circulação de turistas.
Escolha a cabine para sua primeira viagem de cruzeiro
Cada um dos navios conta com diferentes características, tanto na decoração, infraestrutura e capacidade máxima de passageiros. Então, com as cabines, não é diferente.
Alguns possuem suítes de luxo e até duplex, apesar de não estarem entre as preferências de grande parte dos viajantes. Listamos as mais buscadas:
Cabine interna: são as mais econômicas e classificadas em diversos tipos, como internas para uma pessoa, para casais e as que acomodam até 4 pessoas. Embora elas sejam mais compactas, o espaço é ok e confortável.
Cabine externa: semelhante às internas, a diferença é que ela possui janela. Geralmente contam com sofá cama, além da cama de casal. Portanto, para uma família de 4 pessoas, ela é a ideal.
Cabine com varanda: gosta de acordar e ser surpreendido com a paisagem do mar? Então, aposte nesta categoria. Ela é maior que as internas e externas, ainda possui varanda privativa com cadeiras e mesa.
Cabine suíte: é uma acomodação mais sofisticada, em que o espaço é bem maior do que as anteriores. Ela pode chegar até mil m², com quartos separados e duas salas. Além disso, em alguns navios você também encontra hidromassagem e até jacuzzi.
Os preços variam de acordo com a categoria, mas obviamente que quem escolhe é você, de acordo com suas necessidades e orçamento.
Documentação
Com o destino escolhido, vamos ao próximo passo, a parte burocrática. E aqui entra uma dica de ouro: cuidar de tudo com antecedência vai permitir que você curta a sua viagem de cruzeiro com tranquilidade, evitando os possíveis imprevistos.
Portanto, não esqueça de separar todos os documentos necessários e apresentá-los no check-in para embarcar sem problemas.
O ideal é fazer um check-list, pois a documentação exigida vai depender se a sua viagem é nacional, para países integrantes do Mercosul ou viagens internacionais de travessia do Atlântico. Isso porque, alguns destinos exigem passaporte, visto, formulário de saúde e/ou vacinas!
Ainda, atente-se às orientações de embarque (voucher de viagem), dados da sua reserva, nome do navio e número da cabine.
Chegue na cidade do embarque um dia antes
Apesar de simples, essa dica vai te salvar de possíveis dores de cabeça. Se você não mora na cidade de onde o navio partirá, se programe para chegar um dia antes do embarque.
Nunca planeje sua chegada no mesmo dia que irá embarcar, ainda que a saída do navio esteja marcada para o fim da tarde. Pois caso aconteça atraso ou cancelamento de voo, ou se você ficar preso no trânsito, corre o risco de todos os seus planos irem por água abaixo.
Então, antecipe-se e esteja no porto a tempo!
O que levar na bagagem?
Sabe aquela frase “o menos é mais”? Então, na hora de montar a sua mala, lembre-se dela.
Para cruzeiros não existe uma limitação de bagagem, porém, recomenda-se o bom senso. A Associação Brasileira de Cruzeiro Marítimos propõe dois volumes por passageiro, cada um deles com no máximo 20kg, com tamanhos de 40cm x 60 cm x 30 cm, para melhor acomodação na cabine.
Na bagagem de mão, leve os documentos, objetos mais frágeis e os itens de valor. Na despachada — que chegará na sua cabine logo após o embarque —, coloque suas roupas, sapatos, acessórios e outros.
A dica é solicitar a programação de bordo para a cia marítima escolhida, assim fica mais fácil saber o que levar.
Consulte a nossa equipe para sua primeira viagem de cruzeiro
Mesmo com todas as dicas que demos, é possível que você ainda se sinta perdido em relação à sua primeira viagem de cruzeiro. Então, que tal deixar a nossa equipe cuidar de todas as etapas para você?
Nós te auxiliamos em todos os processos, do planejamento até a sua volta para casa!
E sabe o que é ainda melhor? Estamos com diversas oportunidades para você garantir o melhor custo-benefício nessa aventura. Vem bater um papo com a gente!
[…] depois de reservar sua viagem de cruzeiro é que a ficha cai: não tem mais volta. Mas, ao mesmo tempo que bate aquela ansiedade, a […]