Pelourinho e Centro Histórico de Salvador: símbolos da capital baiana

O Centro Histórico de Salvador é um bairro localizado na cidade de Salvador, na Bahia, que  faz parte do maior conjunto arquitetônico colonial da América Latina, em que o Pelourinho também é símbolo. 

É tombado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional -, além de ser reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

 

O Centro Histórico de Salvador

O Centro Histórico é o principal lugar de atividades criativas da cidade, marcado por uma cultura singular, com grande presença da herança afro-brasileira. 

A capital exala toda a sua grandeza cultural, com muita criatividade e originalidade.

Conta com edifícios, instituições, tradições e práticas que refletem o passado e idealizam o futuro em um único lugar. 

Possui mais de três mil imóveis que remetem aos séculos XVI  e XIX, com uma arquitetura monumental religiosa, civil e militar, em que atualmente se destacam igrejas, conventos, teatros, cinemas, museus e arquivos, ateliês, galerias, espaços e grupos culturais, além de antiquários e sebos. 

 

Pelourinho

Pelourinho, que faz parte do bairro Centro Histórico de Salvador, são ruas paralelepípedas onde se encontram bares, lojas de souvenirs afro-baianos e praças, com muita arte de rua. 

Possui casarões antigos, distribuídos pelas ladeiras e em volta dos largos, que conta como principais o Terreiro de Jesus, o Largo do Cruzeiro de São Francisco e o Largo do Pelourinho.

Ainda, é responsável por abrigar ateliês, lojas, museus, centros culturais, restaurantes, bares e pousadas. 

O que fazer nos bairros

#1 Centro Histórico de Salvador

Para quem quer fazer um passeio cultural e ainda andar pelas ruas de pedra repletas de casarões coloridos e centenários antigos, o Centro Histórico de Salvador conta com uma variedade de atrações. 

Como o Museu da Misericórdia, que possui 3 mil peças e traz uma narrativa histórica de quase 500 anos. Para apreciar um belo pôr do sol, o Cafelier é o lugar ideal com café, doces e cervejas, em frente à Baía de Todos os Santos. 

Já para quem quer conhecer o artesanato baiano, o Mercado Modelo é um resumo da cultura da Bahia. O lugar é rodeado por cartões-postais, com mais de 250 lojas de artesanato local, como lembrancinhas, roupas e doces. Também é possível encontrar restaurantes tradicionais como o Maria de São Pedro. 

Outro lugar que não pode ficar de fora do seu roteiro turístico para a cidade é o Elevador Lacerda, o primeiro elevador urbano do mundo, inaugurado em 1873. Possui 63 metros e liga o bairro do Comércio à Cidade Alta em, aproximadamente, 20 segundos. 

 

#2 Pelourinho 

Seus principais pontos turísticos são a Igreja e Convento de São Francisco e a Catedral Basílica de Salvador, com azulejos portugueses e esculturas intrincadas banhadas a ouro.

Um dos pontos mais visitados da região é o Largo Pelourinho, que é cheio de ladeiras, lojas de artesanato, museus, igrejas e espaços culturais, além de ótimos bares e restaurantes para aproveitar a gastronomia local. 

Já para quem quer conhecer os museus e ateliês, a Rua Gregório de Matos possui muitos deles, e a Rua Alfredo de Brito, com as lojas de artesanato popular.

Um  lugar indicado para curtir o clima local é o Terreiro de Jesus, que ao longo do ano tem muitos shows e apresentações culturais, como o Olodum, a escola de tambores afro-brasileiro da cidade. 

 

Gastronomia

O Centro Histórico de Salvador conta com uma grande diversidade gastronômica e etílica. Tem desde os mais clássicos até os mais recentes, com comida baiana e internacional. 

Para quem está passando pela região do Pelourinho, O Cravinho é o lugar ideal. Considerado um dos bares mais famosos de Salvador, ele foi criado no início dos anos 80. 

Além de bebida, o lugar serve uma famosa moela e conta com quatro ambientes internos, como a loja para turistas com vários itens interessantes. 

Já no Largo do Cruzeiro, um dos símbolos do Centro Histórico de Salvador, é possível encontrar o Cuco Bistrô, um restaurante conhecido pelo seu menu sofisticado com pratos da culinária regional. 

Além de possuir um ambiente agradável com obras de arte e artistas populares, nele você pode experimentar o prato Vaquejada do Sertão, uma carne do sol feita com coração de alcatra e muitos outros ingredientes.

 

Como chegar?

Salvador tem uma ampla variedade de transportes para quem deseja conhecer o Centro Histórico de Salvador e o Pelourinho. 

Há diversas formas de fazer o trajeto, como táxi, carro alugado, ônibus executivo, transfer privado, ônibus comum e até mesmo o metrô. 

 

Vivencie essa experiência e conheça Salvador!  

Se você chegou até aqui, certamente ficou com vontade de conhecer mais sobre Salvador. A Multi Travel conta com diversos roteiros de cruzeiro para você conhecer tanto o Brasil como a Europa e vivenciar experiências únicas de viagem. 

Entre em contato conosco e agende a sua viagem para conhecer o maior conjunto arquitetônico colonial da América Latina!

Deixe seu comentário