Conheça tudo sobre Marselha, a cidade mais antiga da França

Marselha é uma cidade com mais de 2.600 anos de idade, além de ser considerada a segunda maior do país. 

Localizada no sul da França, na região de Provence, é banhada pelo mar Mediterrâneo. É reconhecida por sua história, cultura, porto e belezas naturais. Além disso, é considerada a terra da lavanda e produz vinhos, sendo que 80% deles é o rosé. 

Por isso, neste blog, te contamos tudo sobre Marselha para você se encantar pela cidade francesa e incluí-la em seu próximo roteiro de viagem. 

 

História

Foi fundada pelos gregos vindos de Foceia por volta de 600 a.C. A cidade dedicava-se à atividade marítima e comercial, por isso cresceu e se desenvolveu graças a seu porto, que tem grande importância para o lugar. 

Atualmente é o primeiro porto francês, o segundo porto meditereano e o quarto porto europeu. 

 

Cultura

Em 2013, a cidade foi promovida como a capital europeia da cultura. Já em 2014, abriu o Museu das Civilizações da Europa e do Mediterrâneo. 

Possui uma grande diversidade de eventos culturais como a ópera, o teatro e a música. Além de possuir vários bares que oferecem uma grande diversidade de programação, com muita agito e diversão.

 

Patrimônio 

Marselha é marcada por três principais patrimônios, sendo eles: o sabão, feito com azeite de oliva e louro, com  origem em Aleppo, na Síria e sendo  usado desde a antiguidade para a realizar a higiene e limpeza. 

Outro importante bem é a Notre Dame de la Garde, a basílica da Igreja Católica Romana, com estilo Romano-Bizantino, que foi construída em 1864 por pelo arquiteto Henri Esperandieu.

E, por último, o Parque Nacional das Calanques, localizado na cidade de Cassis, que abrange os calanques de Marselha. É um ponto turístico conhecido por causa da beleza da sua pequena baía, formada pelo recorte da linha costeira. 

 

Clima

A cidade possui um clima mediterrâneo, com temperaturas agradáveis. As melhores épocas do ano para visitar são junho, julho, agosto e setembro.

Existe mais pluviosidade no inverno que no verão, com média anual de 602 mm. Já a temperatura média é de 15 °C. 

 

Gastronomia

A cozinha marselhesa é marcada por bons produtos como: azeites, peixes, legumes e alho. A cidade é repleta de bares, restaurantes e vida noturna. 

Além de aproveitar a gastronomia, é possível apreciar as melhores vistas, como a do Forte San Jean, no terraço do hotel Sofitel, no Les Trois Fortes.

 

Seus principais pratos típicos são:

#1 – Sopa Bouillabaisse: caldo de peixes com diferentes espécies, croutons, legumes e crustáceos; 

#2 – Pieds et Paquets: pacotinhos de tripas, normalmente feito de cordeiro, recheadas com pedaços de pé de cordeiro;

#3 – L’aïoli: o famoso molho de alho e óleo;

#4 – La Soupe au Pistou: mistura de manjericão, sal, alho e óleos de oliva;

#5 – L’anchoïade: é um molho com alho, óleo e anchovas, que normalmente vem acompanhado de pão e torradas;

#6 – La bourride: é uma sopa preparada com os peixes loup, mullet, baudroie, turbot, merlan, raie e um toque final de aïoli. 

 

A gastronomia também é caracterizada pela culinária árabe, por conta da imrigação dos povos árabes e as diferentes tradições presentes nas ruas de Provence.

 

Transporte

Marselha é uma cidade com grande variedade de transportes para locomoção, pois possui um porto, o aeroporto Marseille-Provence (AMP), estações de trens e uma rodoviária que liga a cidade a outras do país e do exterior. Também conta com diversas linhas de ônibus, metrô, bonde, ferry boat, bicicletas e táxis.

 

Lugares para conhecer

Para quem quer desfrutar de bons cafés e restaurantes, os melhores lugares são Porto Velho ou Vieux Port.

Para aproveitar uma bela vista panorâmica da costa é possível subir a Catedral de Notre Dame de la Garde. A cidade também conta com boas praias, além de ser a terra do time de futebol mais popular da França, o Olympique de Marseille, em que o estádio pode ser visitado. 

#1 – Porto: é o coração de Marselha, ideal para quem deseja fazer caminhadas, pois tem uma grande área para pedestres; 

#2 – Les Calanques: cartão-postal da cidade, com belas paisagens naturais para tomar um banho de mar durante o passeio;

#3 – Palais Longchamp: tem atrações para todos os gostos. Possui uma vista incrível da queda d’água, é abrigo do Museu de História Natural e do Museu de Belas Artes, além de um antigo zoológico. 

 

Agende a sua viagem e descubra Marselha

Ficou com vontade de saber mais sobre os encantos de Marselha, a cidade mais antiga da França? Ela tem atrações para todos os gostos e proporciona ao turista oportunidades únicas de conhecer a sua história, cultura e gastronomia. 

Pensando nisso, nós, da Multi Travel, oferecemos aos nossos clientes roteiros que ajudam a ter uma experiência única e inesquecível. Entre em contato conosco e embarque nessa jornada para conhecer o sul da França.

Deixe seu comentário